Vinicius Marchese é reeleito presidente do Confea com 60% dos votos; eleições definem novos dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua 2026 registraram 141.151 votos e definiram presidência do Confea, presidentes dos Creas, conselheiros federais e diretorias regionais da Mútua

Vinicius Marchese é reeleito presidente do Confea com 60% dos votos; eleições definem novos dirigentes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua 2026 registraram 141.151 votos e definiram presidência do Confea, presidentes dos Creas, conselheiros federais e diretorias regionais da Mútua

O engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli foi reeleito presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para o mandato 2027-2029. A eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua foi realizada nesta sexta-feira, 3 de julho de 2026, de forma inteiramente on-line.

Foto: Equipe de Comunicação do Confea

Segundo o Confea, 141.151 profissionais votaram, o que representa 18,86% dos 748.594 eleitores aptos. Marchese recebeu 84.887 votos, equivalente a 60,14% do total, garantindo a recondução ao cargo.

A votação ocorreu das 8h às 19h, pelo site oficial vote.confea.org.br, com acesso por computador, celular ou tablet. Esta foi a segunda eleição geral do Sistema realizada totalmente pela internet.

Ao todo, estiveram em disputa 115 cargos, incluindo a Presidência do Confea, as presidências dos 27 Creas, conselheiros federais por modalidades profissionais, a representação das instituições de ensino superior e as diretorias gerais, administrativas e financeiras das Mútuas Regionais.

Engenheiros florestais se destacam nas eleições do Sistema

As eleições de 2026 também marcaram uma importante presença da Engenharia Florestal em diferentes espaços de representação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em ordem alfabética, os destaques são:

O engenheiro florestal @cicero.ramos.engenheiro, nosso VP foi eleito  Diretor do @crea_mt . @diogo_baicere Coordenador da Câmara Especializada de  #engenhariaflorestal do CREA-MT @andrebabynski Coordenador Adjunto da  Câmara Especializada de Engenharia ...
Eng. Cícero Ramos Pereira da Silva foi eleito Conselheiro Federal por Mato Grosso (Foto: Instagram)

Cícero Ramos Pereira da Silva foi eleito Conselheiro Federal por Mato Grosso, tendo como suplente Lázaro Ferreira Rodrigues. A eleição representa uma conquista importante para os profissionais do estado e reforça a presença da Engenharia Florestal no debate nacional do Sistema.

“Montamos uma chapa de engenheiros florestais e, com a graça de Deus, com muita conversa e habilidade junto às outras profissões e modalidades, conseguimos eleger nossa representação. Não foi uma campanha fácil, porque enfrentamos a agronomia, e a agronomia aqui em Mato Grosso é muito forte. Isso é um fato. Mas conseguimos reverter esse cenário de forma muito respeitosa e tranquila.” – Declarou Cícero

Marcos Oliveira aparece como destaque em Roraima, na condição de suplente de Conselheiro Federal, ampliando a representatividade dos engenheiros florestais na região Norte.

Nadiele Pacheco, engenheira florestal, foi eleita para a Diretoria Geral da Mútua-AM, reforçando a participação da categoria na Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea no Amazonas.

Nielsen Christianni foi eleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), resultado que também merece destaque para a Engenharia Florestal no cenário institucional.

Rafael de Souza Macêdo foi eleito Diretor Geral da Mútua-RO, representando Rondônia na estrutura regional da Mútua.

A presença de engenheiros florestais em cargos de presidência, conselho federal e direção da Mútua é relevante porque fortalece a participação da categoria em decisões estratégicas relacionadas à fiscalização profissional, valorização da engenharia, políticas de assistência aos profissionais e debates sobre desenvolvimento sustentável, produção florestal, conservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais.

Presidentes eleitos dos Creas

Entre os presidentes eleitos dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, estão nomes como Nielsen Christianni, em Pernambuco; Marciane Curvo, em Mato Grosso; Adriana Falconeri, no Pará; Edison Rigoli, em Rondônia; Emerson Santos, em Roraima; e Professora Alzira Miranda, no Amazonas.

A lista divulgada pelo Confea contempla os 27 regionais, definindo os novos comandos dos Creas para o próximo ciclo de gestão.

Conselheiros federais eleitos

Na composição do Conselho Federal, foram eleitos representantes de diferentes estados e modalidades. Em Mato Grosso, Cícero Ramos foi eleito conselheiro titular, com Lázaro Ferreira Rodrigues como suplente. Em Roraima, o resultado oficial divulgado pelo Confea aponta Wolney Parente como titular e Eliezer Campos como suplente. Também foram definidos representantes de Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina e das instituições de ensino de Engenharia.

Mútua: diretores regionais também foram definidos

As eleições também definiram os novos diretores das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas, as chamadas Mútuas Regionais. Entre os resultados, Rafael Macêdo foi eleito diretor-geral da Mútua-RO. No Amazonas, a lista oficial do Confea aponta Prof. Sanches como diretor-geral da Mútua-AM, com Afonso Bernardes na diretoria administrativa e Hugo Tavares na diretoria financeira.

Baixa adesão acende alerta sobre a participação profissional

Apesar da eleição ter definido cargos estratégicos para o Sistema Confea/Crea e Mútua, a baixa adesão dos profissionais chama atenção. Dos 748.594 eleitores habilitados, apenas 141.151 votaram, o equivalente a 18,86% do total; ou seja, mais de 607 mil profissionais aptos, cerca de 81,14%, não participaram do processo eleitoral. O contraste fica ainda mais evidente quando se observa a participação por estado: enquanto o Piauí registrou a maior adesão proporcional, com 73,06%, seguido por Acre, Roraima, Amazonas e Amapá, grandes colégios profissionais tiveram índices muito baixos, como São Paulo, com 13,30%, Minas Gerais, com 13,65%, Paraná, com 12,98%, e Ceará, com apenas 12,63%. Os números mostram que, embora o voto on-line facilite o acesso, ainda existe um grande desafio de mobilização, engajamento e comunicação com os profissionais registrados, especialmente nos estados com maior número absoluto de eleitores.

O prazo para homologação do resultado é 31 de julho de 2026.

Saiba quem vai presidir os Creas nos próximos anos:

Crea Presidente
Crea-AC Luciano Sasai
Crea-AL Geison Alves
Crea-AM Professora Alzira Miranda
Crea-AP Amarildo Magalhães
Crea-BA Matheus Amorim
Crea-CE Fernando Galiza
Crea-DF Adriana Resende
Crea-ES Zé Maria Cola
Crea-GO Tatiana Jucá
Crea-MA Wesley Assis
Crea-MG Marcos Gervásio
Crea-MS Hamilton Rondon
Crea-MT Marciane Curvo
Crea-PA Adriana Falconeri
Crea-PB Renan Guimarães de Azevedo
Crea-PE Nielsen Christianni
Crea-PI Hércules Medeiros
Crea-PR Engenheiro Clodomir Ascari
Crea-RJ Miguel
Crea-RN Jorlan Morais
Crea-RO Edison Rigoli
Crea-RR Emerson Santos
Crea-RS Fábio Chaves
Crea-SC Penter
Crea-SE Diego Vieira
Crea-SP Ligia Mackey
Crea-TO Sueleide Monteiro

 

Veja quem são os conselheiros federais eleitos: 

Crea/IE Conselheiro titular Conselheiro suplente
MT Cicero Ramos Lazaro Ferreira Rodrigues
MS Prof. Reginaldo Sousa Valerio Skovronski
PI Pablo Santana Marcos Lira
RR Wolney Parente Eliezer Campos
SC Kita Xavier Paulo de Oliveira
Inst. Ensino Engenharia Prof. Roberto Racanicchi Prof. Dante Medeiros

 

Conheça os diretores-gerais, diretores administrativos e diretores financeiros das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (“Mútuas Regionais”):

 

Diretor-geral Diretor administrativo Diretor financeiro
Mútua-AC Lya Beiruth Rosa Maria Luiz Fernando
Mútua-AL Aloisio Ferreira Neylton Barros Jessica Cavalcante
Mútua-AM Prof. Sanches Afonso Bernardes Hugo Tavares
Mútua-AP Manoel Ferreira Paulo Uchôa Télison Rosa
Mútua-BA André Tavares Viviane Alves e Silva Vinicius Schimer
Mútua-CE Pauleane Evangelista Vicente Diogo Lustosa
Mútua-DF Karine Moreira Fabyola Resende Guilherme Louly
Mútua-ES Jorge Silva Vinicius Santos Terra Monique Esteves
Mútua-GO Juliana Matos Daniela Rézio Andréia Gomes
Mútua-MA Francisco Saraiva Antonio Carlos Amaral Ribeiro Thyago Macedo
Mútua-MG Eber França Graça Lage João Vitor
Mútua-MS Fabio Cruz Elói Panachuki Sueli Teixeira
Mútua-MT Lyz Barco Daiane Brum Darci Lovato
Mútua-PA Leila Pamplona Aline Calandrini Rafael Bentes
Mútua-PB Paulo Laércio Alynne Pontes Orlando Gomes
Mútua-PE Clóvis Segundo Aerton Nepomuceno Maristela Cavalcante
Mútua-PI Andrei Costa Ozael Valério Daniella Tavares
Mútua-PR Dalla Vecchia Danilo Serrano Florindo Dalberto
Mútua-RJ Ana Paula Masiero Bruno Galdino Fernando Jogaib
Mútua-RN Giovanni Marques Gilvrando Júnior Lindalva Dantas
Mútua-RO Rafael Macedo Vaneide Rudnick Marcos Azzi
Mútua-RR Jucilene Costa Zuíla Campos Paulo Duarte Filho
Mútua-RS Marco Aurélio Caminha Jr Fábio Fanfa Franciele Fridhein
Mútua-SC Daniel Kandler Signori Nubia Roberta Maas dos Anjos
Mútua-SE Daniel Brito Andrade Rodolfo Santos da Conceição Alexsandro Meireles Menezes dos Santos
Mútua-SP Luis Chorilli Ana Paula Ribeiro de Lara João Bosco Romeiro
Mútua-TO Professor Daniel Cleonice Barbaresco Rômulo Pereira

Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta ai o que você achou disso...