O Menino e a Capivara – Uma linda história de amor?

Agenor Tupinambá consegue
a ‘guarda’ da Capivara Filó
em briga federal contra o
IBAMA!

Parece um título de uma linda história de amor e carinho entre o homem e um animal, e de fato até pouco tempo atras era essa a imagem vendida a respeito do caso do Jovem Fazendeiro Agenor e sua capivara de “estimação”, matérias com o título “Agenor Tupinambá, de 23 anos, mostra nas redes sociais o dia a dia com todo o companheirismo que divide com “Filó”, eram comuns em vários sites e também nas redes sociais, porém, nas ultimas semanas a imagem real foi finalmente clareando e de acordo com o rumo que os acontecimentos foram tomando, ficariam mais adequadas, manchetes como “Transformei uma capivara em “Toy-Pet” e olha no que deu!”.

O Jovem Agenor Tupinambá de 23 anos, é um fazendeiro que mora em uma fazenda na cidade de Autazes, localizada no interior do Amazonas e é bastante influente nas redes sociais, através da sua produção de conteúdo que gira em torno de sua rotina na fazenda e o companheirismo que divide com “Filó” e outros animais, que também recebem os cuidados do fazendeiro, entre eles, búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão. A “Filó”, amiga fiel do fazendeiro, entrou na vida dele há cinco meses, de uma maneira inesperada e “triste”, segundo o jovem.

Um primo do fazendeiro mora próximo a uma aldeia, onde indígenas costumam caçar para se alimentarem. Na ocasião, eles haviam capturado uma capivara, mas o que eles não sabiam, era que ela estava grávida.

“Eles cortaram a barriga dela, a ‘Filó’ nasceu e conseguiu sobreviver. Os índios deram ela para o meu primo e ele me deu”, disse Agenor, sobre quando passou a oferecer os cuidados e companhia para a pequena capivara em sua casa.

Desde então, o amor entre os dois só aumentou. Apesar de ter perdido a família de sua própria espécie, “Filó” passou a ter um lar e uma família humana junto de Agenor e seus parentes.

Ai pode estar a “raiz” do problema!

“Ela sempre dormiu comigo. Ela é muito apegada. Com meu cunhado, com meus irmãos. Com todo o carinho que ela recebe da gente, eu acho que ela retribui”, contou Agenor.

O vídeo de Agenor e “Filó” foi republicado em diversas páginas de todo o país e o número de seguidores do fazendeiro só aumentou. Antes da publicação, ele tinha cerca de 30 mil seguidores e agora tem 122 mil no Instagram, além de subir de 500 mil para 700 mil seguidores no Tiktok.

VEJA TAMBÉM: Cem anos de destruição – Um retrato do Brasil

Em pouco tempo a publicação já havia sido visualizada mais de 40 milhões de vezes.

‘Pulo’ de Filó chama atenção

O pulo que “Filó” dá no rio para seguir seu amigo foi dos momentos que mais chamaram atenção entre os seguidores do fazendeiro. Ele contou que ela sempre costumava pular dessa maneira para tomar banho e que passou a ter o costume de seguir ele e os outros parentes.

O IBAMA recebeu o viral.

Após toda a repercussão do vídeo de Agenor nas redes sociais, o IBAMA se manifestou e o influencer fazendeiro foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, nesta terça-feira (18). O fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais e somado a isso, o animal também foi ou deverá ser recolhido pelo órgão federal.

O que diz a legislação?

Por se tratar de um animal silvestre, a legislação brasileira garante diversos mecanismos de proteção das capivaras, a exemplo da caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação. A exceção se dá caso o órgão fiscalizador competente autorize a criação.

Do ponto de vista penal, a Lei 9.605/98 destaca que o juiz pode deixar de aplicar a punição, se a espécie não for considerada ameaçada de extinção, a considerar as circunstâncias.

O fato que também chama a atenção, é a movimentação de diversos personagens envolvidos ou não com política, se movimentando, usando de influência para tentar dissuadis o órgão ambiental e porque não dizer, até mesmo tentar dissuadir o poder judiciário através de pressão, seja por um interesse genuíno em de fato ajudar o Jovem fazendeiro influencer ou mesmo para “surfar” na mídia gerada em cima do caso para auto promoção, como é tão comum de se ver na nossa mídia brasileira que insiste em trabalhar com o instinto popular em resumir todas as questões relacionadas a temas técnicos, científicos ou políticos em um “Eu acho que…”.

deputado federal Felipe Becari / Reprodução: Camara.leg.br

Mas pelo visto, as técnicas funcionam muito bem quando a grande massa que forma a opinião pública, é manobrada da maneira correta, pois, o deputado federal Felipe Becari compartilhou em
suas redes sociais que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou atrás da decisão de levar a capivara Filó para o Centros de Triagem de Animais
Silvestres (Cetas) do Ibama e que ela permanecerá com ele em Autazes, região metropolitana de Manaus.
A notícia foi divulgada em um post collab com o jovem Agenor Tupinambá, de 24 anos, que ficará com a “guarda” da Filó após essa vitória. “Vitória! Da razoabilidade, da coerência, do que é correto! A Filó vive em seu habitat natural e, por isso, não será mais removida e entregue às autoridades! Isso nos deixa extremamente felizes diante do esforço que tivemos, mas também cientes de que algumas informações devem receber a atenção de todos vocês após esse caso que tanto repercutiu”, diz o comunicado.
O texto ainda faz alerta para a importância de campanhas educativas sobre tráfico de animais silvestres e reforça que esse não é o caso do filhote de Agenor. “Nesse caso específico, o animal
vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em
liberdade”, diz a nota.
Por fim, Becari deixou uma mensagem ao criador de conteúdo: “Pode dormir tranquilo, Agenor, a Filó continuará vivendo em seu habitat natural que tanto ama e está adaptada”.

Fonte: G1 Amazonas, Band, Eu Ideal

Reure Macena

Engenheiro Florestal, formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Manejo Florestal e Auditor Líder - Sistema de Gestão Integrada (SGI). Um parceiro do Florestal Brasil desde o início, compartilhando conhecimento, aprendendo e buscando sempre a divulgação de informações que somem para o desenvolvimento Sustentável do setor florestal no Brasil e no mundo.

View all posts by Reure Macena →

Comenta ai o que você achou disso...