Com a concessão de 176 mil hectares da Flona, o Brasil alcançará 1 milhão de hectares de florestas sob concessão federal”
Com a concessão de 176 mil hectares da Flona, o Brasil alcançará 1 milhão de hectares de florestas sob concessão federal”


A estimativa é que a concessão movimente cerca de R$ 40 milhões por ano e gere 400 empregos com carteira assinada, o que representará um aumento de 50% nos empregos formais dos municípios de Portel e Melgaço, onde está localizada a floresta. Os municípios possuem um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país, ocupando, respectivamente, 5.553ª e a 5.565ª posição no ranking.
Segundo o diretor de Concessão e Monitoramento Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinicius Alves, a previsão do SFB é alcançar 7 milhões de hectares de florestas públicas federais sob concessão até o ano de 2022. “Além de ajudarem na proteção das florestas públicas, as concessões aumentam a oferta de madeira legal no mercado, geram empregos e fortalecem a economia dessas regiões que muitas vezes são carentes de outras fontes de renda” afirmou.
As empresas interessadas em concorrer a licitação deverão enviar propostas até o dia 15 de dezembro. O preço mínimo a ser oferecido por metro cúbico de madeira é de R$ 57. Além da proposta de preço, a concorrência levará em consideração critérios técnicos, recebendo maior pontuação as propostas que apresentarem maior eficiência, menor impacto ambiental, e as que gerarem mais benefícios sociais e tiverem maior agregação de valor aos produtos.
No site do Serviço Florestal Brasileiro está o edital com todas as informações para a concessão. Mesmo que você seja apenas um estudante, é muito interessante acessar o edital para conhecer como funciona o processo de concessão florestal. No site consta além do edital completo, o resumo executivo do inventário florestal amostral realizado na área, os produtos passíveis de exploração e todos os outros documentos envolvidos no processo. Vale a pena o clique
Fonte: Boletim informativo do Serviço Florestal Brasileiro
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.