A publicação traz doze artigos de opinião inéditos assinados por
diversos especialistas que discutem o tema do ponto de vista da ciência,
das políticas públicas, da gestão de governo, do mercado e da sociedade
civil.
Instituído pela lei 12.651/2012, o novo Código Florestal Brasileiro completou cinco anos em um ambiente de incerteza quanto ao seu futuro.
Trata-se de uma das mais importantes políticas públicas para um país megadiverso como o nosso e líder mundial na produção agropecuária, com um imenso patrimônio florestal a ser conservado e passivos ambientais igualmente significativos a serem resolvidos.
Nesses últimos cinco anos, a lei florestal deu apenas seus primeiros passos rumo à implementação qualificada que se pretende dar a ela.
O cadastro das propriedades rurais já é uma realidade, embora a validação das informações declaradas ainda seja uma meta a ser atingida, assim como as etapas posteriores de regularização ambiental, objetivo primordial do Código Florestal em vigor. O recente aumento das taxas de desmatamento na Amazônia e a pressão sobre remanescentes de vegetação nativa do Cerrado indicam um cenário em que o risco de retrocessos no curso de implementação desta lei é iminente.
A publicação “Código Florestal – Haverá Futuro?” reúne artigos de pontos de vista distintos, trazidos por representantes de vários setores da sociedade, entre eles governos, academia, setor produtivo, formadores de opinião e ONGs.
Clique no botão de download e baixe a publicação gratuitamente:
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.