Árvores Urbanas e seus benefícios

As árvores urbanas podem trazer inúmeros benefícios para a saúde humana. Isso porque elas funcionam além de tudo, como um grande filtro, e quanto maior esse filtro é, melhor é para a vida de todos nós.

Os cuidados não são simples. As árvores urbanas assim como os animais precisam de atenção, e isso não é um papo de maluco, elas realmente necessitam. É uma troca mútua e benéfica, pois a boa saúde de uma árvore não oferece nenhum prejuízo ambiental e material.

Benefícios das árvores urbanas

árvores urbanas

Permeabilizarão do solo, controle de temperatura e a umidificação do ar

A impermeabilização (asfalto) do solo urbano impede a infiltração da água aumentando o escoamento e as enchentes. A ausência de árvores somada a poluição, asfalto e concreto produzem as “ilhas de calor”.

As ilhas de calor são áreas formadas dentro da cidade de baixa umidade relativa e alta temperatura. As árvores são artifícios chaves para o controle climático das grandes cidades, assim como parte do planejamento de pequenas cidades que pensam no futuro.

Interceptação de chuva

A copa das árvores amortecem a água das chuvas, o que diminui o impacto da gota que cairia diretamente no solo minimizando o problema de erosão. As superfícies das folhas, frutos, galhos e demais estruturas da árvore, promovem a retenção de água diminuindo, consequentemente, o problema das enchentes.

Sombreamento

As áreas que são arborizadas em comparação com as expostas diretamente ao sol, sofrem menos com fenômenos de contração e dilatação, diminuindo o desgaste com as pavimentações.

A copa das árvores funcionam como filtro solar, aonde os raios batem sobre as folhas e por sequencia, diminui os efeitos da fotoexposição humana que, em excesso, pode causar contribuir com o aparecimento de doenças de pele e de visão.

Corredor ecológico

As árvores viabilizam a conexão entre as populações faunísticas e também da flora de fragmentos florestais. Além disso, as árvores podem abrigar uma infinidade de seres vivos como os pássaros, insetos, líquens e até mesmo primatas. O enriquecendo do ecossistema urbano depende das árvores, e assim aumenta a sua biodiversidade.

Veja: [DOWNLOAD] Manual de Arborização Urbana de diversas cidades do Brasil

As flores e frutos de algumas espécies arbóreas trazem à cidade um ganho ambiental, pois tornam-se atrativos para o refúgio da avifauna urbana, e de polinizadores e dispersores como as abelhas e morcegos.

Barreira contra vento, ruído e luminosidade

As árvores quando arranjadas, manejadas e podadas, modificam os ventos, desviando e barrando de forma significativa a força. Quanto aos barulhos (ruídos), os indivíduos arbóreos são capazes de amortecer a poluição das ondas sonoras. Referente à luminosidade, a vegetação é capaz de impedir a luz que objetos refletem, como no caso do sol batendo sobre prédios.

Redução da poluição do ar

As árvores são capazes de reter em suas folhas as particulados que ficam em suspensão no ar. Essas partículas são muito frequentes em grandes cidades que tem um alto tráfego de veículos. Então, as folhas das vegetações impedem que os elementos possam alcançar as vias respiratórias. Essas partículas agravam doenças como a asma, as bronquites, as pneumonias, alergias, e outras. Quando ocorre as chuvas, as partículas que ficam sobre as folhas das árvores são levadas pela água.

Sequestro de carbono

Através do processo da fotossíntese, os indivíduos vegetais capturam o CO² (gás carbônico) da atmosfera, e utiliza a energia que é transformada em suas estruturas vegetativas. Em consequência deste processo, as árvores e outras plantas liberam o Oxigênio (O2) que respiramos no ar.

O CO² é um dos gases que é responsável pelo efeito estufa no planeta. Com isso, as árvores através do processeo de transformar em CO² em O2, auxilia no combate ao aquecimento global.

Bem estar psicológico

As praças, parques, ruas arborizadas, jardins, jardins botânicos e outros, auxiliam no funcionamento da mente, pois libera alguns hormônios que trazem o bem estar. Estar em contato com a natureza diminui o estresse, assim como sintomas depressivos. Além do mais, que, parques e locais arborizados trazem uma beleza cênica, de tranquilidade que nos ajudar a praticar exercícios e também praticar o amor pela natureza.

Fonte: Central Arbórea.

 

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...