10 motivos para não cortar árvores urbanas

As árvores são importantes para a composição de uma cidade, mas você sabe a razão? Veja abaixo 10 motivos para não cortar árvores no ambiente urbano.

motivos para não cortar árvores

Preservar árvores no ambiente urbano é de extrema importância para a qualidade de vida das pessoas e a saúde do planeta. Aqui estão 10 motivos para não cortar árvores em áreas urbanas:

  1. Melhoria da qualidade do ar: As árvores absorvem dióxido de carbono (CO2) e liberam oxigênio, contribuindo para a redução da poluição do ar e melhorando a qualidade do ar que respiramos.

  2. Sombra e resfriamento: As árvores fornecem sombra natural, ajudando a reduzir a temperatura em áreas urbanas e combatendo o fenômeno das ilhas de calor.

  3. Redução de ruído: Árvores atuam como barreiras naturais contra o ruído, diminuindo a poluição sonora e proporcionando um ambiente mais tranquilo.

  4. Benefícios à saúde mental: A presença de árvores e vegetação tem sido associada a níveis mais baixos de estresse e ansiedade, melhorando a saúde mental das pessoas.

  5. Habitat para a vida selvagem: Árvores urbanas oferecem abrigo e alimento para uma variedade de espécies de aves, insetos e pequenos animais.

  6. Retenção de água da chuva: As árvores ajudam a reduzir o escoamento de água da chuva, prevenindo inundações e a erosão do solo.

  7. Estética urbana: Árvores embelezam o ambiente urbano, tornando as áreas mais atraentes para os moradores e visitantes.

  8. Valorização imobiliária: Bairros arborizados e com áreas verdes tendem a ter propriedades mais valorizadas, o que pode beneficiar os proprietários.

  9. Sustentabilidade ambiental: Manter as árvores contribui para a conservação da biodiversidade e para a sustentabilidade ambiental das cidades.

  10. Conexão com a natureza: As árvores proporcionam uma ligação direta com a natureza em ambientes urbanos, permitindo que as pessoas apreciem a beleza e os benefícios naturais sem a necessidade de viajar para áreas rurais.

É importante dizer, que, algumas árvores dentro da cidade podem oferecer riscos a saúde das pessoas, assim como danificação à edificações e estruturas que podem ser importantes para o município, nesse caso, quando a poda não resolve, é necessário cortar a árvore, mas antes disso, é importante consultar o órgão ambiental, para evitar crimes ambientais.

Arborização urbana

É importante dizer que área responsável pela questão das árvores urbanas é a arborização urbana, onde se refere ao planejamento, plantio, manejo e conservação de árvores em ambientes urbanos, como cidades e áreas metropolitanas.

Ela envolve a inclusão e a gestão de árvores em áreas urbanas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e promover um ambiente mais saudável e sustentável. A arborização urbana desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das cidades e em vários aspectos.

Link relacionado: Arborização urbana e Paisagismo | Florestal Brasil

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...