Rio de Janeiro faz faz mutirão de reflorestamento em Área de Proteção Ambiental


A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro, realizou, na semana passada, mutirão para reflorestar área de um hectare de mata ciliar às margens do Rio Guapimirim. Estes trabalhos já foram concluídos e, a partir desta semana, haverá novo mutirão.
A ação contou com servidores do ICMBio e voluntários, além do apoio da ONG Guardiões do Mar e da Cooperativa Manguezal Fluminense, com as quais a unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mantém termo de reciprocidade.

Ao todo, foram plantadas aproximadamente 360 mudas de imbaúbas, ingás-feijão, ingás de metro, aroeiras, gabirobas, tabebuias, fedegosos-mirim, pau-ferro, mulugus, pixiricas, araticum, pitangueira, angicos, carrapeteiras, jamelões-do-mato, caixetas e sabiás.

As cerca de 30 pessoas que participaram do mutirão, entre servidores do ICMBio e voluntários, foram divididas em dois turnos – manhã, das 9h às 10h, e tarde, das 13h às 16h. Todos mostraram muita disposição no trabalho.
O projeto de reflorestamento começou a ser divulgado uma semana antes do dia marcado e teve uma recepção muito grande por parte da comunidade, tanto dos moradores das áreas mais próximas à APA como dos que vivem em locais mais distantes. A direção da UC conta com igual mobilização na segunda etapa do mutirão.


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Lucas Monteiro

Engenheiro Florestal com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Perícia e Auditoria ambiental . Formação de Auditor nos sistemas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 e FSC® (FM/COC). Experiência em Due Diligence Florestal, mitigação de riscos ambientais e Cadeia de suprimentos da Madeira para mercados internacionais (EUDR e Lacey Act).

View all posts by Lucas Monteiro →

Comenta ai o que você achou disso...