Regiões hidrográficas do Brasil

O Brasil é dividido em doze regiões hidrográficas, que são as divisões hidrográficas do país definidas segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

Regiões hidrográficas do Brasil

A maior das regiões é a Amazônica, com 3.800.000 quilômetros quadrados e distribuída por sete estados brasileiros, ela contém a maior bacia hidrográfica do mundo (a do rio Amazonas) e o maior rio do mundo (o rio Amazonas, que possui 6.992 quilômetros de extensão, superando o rio Nilo, que tem 6.852 quilômetros).

Cinco das regiões são formadas por bacias secundárias ou costeiras, ou seja, agrupamento de (pequenas) bacias de drenagem sem um rio principal para estabelecer conexão entre os cursos d’água; são elas: Atlântico Sul, Atlântico Sudeste, Atlântico Leste, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Nordeste Ocidental.

Por outro lado, as regiões do Paraguai, Uruguai e Paraná integram uma mesma bacia, a bacia do rio da Prata.

O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que vários de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.

Em decorrência da natureza do relevo, destacam-se os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive e vales, entre outros aspectos, que lhes conferem um grande potencial para a geração de energia elétrica.

#https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_regi%C3%B5es_hidrogr%C3%A1ficas_do_Brasil


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...