Por que contratar um Engenheiro Florestal?

Engenheiro Florestal é um profissional que tem conhecimento completo sobre todos os aspectos possíveis de uma floresta nativa ou exótica. Isso vai desde o solo e seus microrganismos, passando pela caracterização vegetal e sua ecologia, até o manejo da floresta nativa e plantada, abordando também a interação entre a fauna e a flora.

As áreas podem ir desde o recurso hídricos, proteção de florestas até a supressão. Em todos os casos, o Engenheiro Florestal desenvolve um estudo sobre o trabalho que está desenvolvendo independente da área que está sendo exercida.

O Engenheiro Florestal pode comumente trabalhar em áreas rurais, com a recuperação de florestas nativas ou plantando eucalipto para fins comerciais. Esse cenário é o mais comum desde o surgimento desta área da engenharia.

Surgimento

A engenharia florestal é uma das faculdades mais antiga de nível superior do mundo. O primeiro curso surgiu em 1811, na Alemanha na Academia Florestal de Tharandt. No Brasil, foi proposto primeiramente por D.Pedro II em 1875, sendo viabilizado apenas no ano de 1960 com a criação do primeiro curso de engenharia florestal, em Viçosa (MG). No entanto, a mesma não pode dar continuidade e se transferiu para a cidade de Curitiba no ano de 1963.

Veja: FloresCast #1 – A engenharia florestal no Brasil e no Mundo

Grade curricular

Para seguir na área florestal é necessário gostar da área biológica e de exatas. Essas duas partes caminham de mãos dadas do inicio ao fim do curso. Abaixo, veja as principais áreas que o Engenheiro Florestal pode praticar:

Estas áreas podem ser exercidas tanto quanto profissão atrelada a soluções ou serviços florestais como área de estudos científicos para produzir a base das soluções florestais, assim como a própria execução.

Cenário atual

A Engenharia Florestal já tem o seu espaço na cenário agrário e ambiental, principalmente em ONGs (ICMBio, IBAMA e outros), Empresas (Suzano, Klabin, Lwarcel, International Paper e outros), Plano de Manejo Florestal Sustentável, Paisagismo, Recuperação de Áreas Degradadas, Pesquisas e muitas outras áreas. Porém, existe outro cenário que está ganhando força, que é a presença dos engenheiros florestais nas grandes capitais, exercendo a profissão no ambiente urbano.

Veja: Engenheiro Florestal é o bem mais pago da área ambiental

Na área urbana, a principal função exercida esta atrelada a Arborização Urbana, Paisagismo, Soluções Ambientais, Estudo de Impacto, e Licenças Ambientais. Antes essas áreas eram ocupadas por biólogos e engenheiros agrônomos, agora deu espaço para a Engenharia Florestal.

Vantagens em contratar um Engenheiro Florestal

Em relação a Arborização, a florestal tem um melhor desempenho, já que em todo o curso da faculdade, o foco é árvores. Assim, entender a anatomia das árvores faz com que o manejo delas em ambiente urbano sejam melhores, como a decisão de qual árvore plantar conforme o espaço e da sociedade.

Quando se trata da recuperação ambiental de um ambiente degradado, o Engenheiro Florestal tem o conhecimento ideal para as soluções, pois o conhecimento do ambiente é a principal arma a favor do resultado esperado para o sucesso de uma recuperação florestal.


Apesar de existir um curso próprio para Ecologia, ela não é uma Engenharia (não envolve exatas a fundo), e é ai que o Engenheiro Florestal entra, pois como o curso aborda estes estudos, faz com que o engenheiro consiga integrar a ecologia com as exatas, já que o sucesso do estudo de uma área se faz necessário obter dados para avaliar o desenvolvimento ou o grau de conservação do ambiente.

Veja: [DOWNLOAD] Manual de Arborização Urbana de diversas cidades do Brasil

O conhecimento de florestas é o que faz a Engenharia Florestal se destacar quando o assunto é árvores. Com isso, qualquer outra profissão que não aborte a questão das florestas e os indivíduos que ela compões, é em parte leigo. Existe quem se interessa por florestas sendo Biólogo, Agrônomo, Geografo, Engenheiro Ambiental e até mesmo Arquiteto, e isso é ótimo, pois são pessoas que vão desenvolver um conhecimento igual ou melhor até.

Ser capacitado

Em um contexto geral, a melhor opção sempre será aquela que vai atender as necessidades do requerente dos serviços oferecidos pelo profissionais devidamente capacitados. 

Um detalhe importante é esse, a capacitação. Sem ela muitos serviços são incapazes de ser exercidos, principalmente pelo fato que o profissional deverá quase sempre realizar um Laudo e emitir uma ART. 

Se contratar um engenheiro e ele negar algum dos dois itens mencionados anteriormente (Laudo e ART0, algo de errado tem! Primeiramente para a sua segurança e do profissional, é necessário emitir uma ART, para que fique registrado de forma legal o que está, ou o que foi feito. Sem isso, você estará contratando um “picareta” e isso pode causar muitos problemas.


Por exemplo, você não pode solicitar uma arquiteto ou um químico para avaliar uma árvore e pedir que ele faça para você um Laudo para poder autorizar a poda de uma árvore. Isso não existe. É necessário um profissional capacitado para tal serviço, como o Engenheiro Florestal. 

Fonte: Central Arbórea.

 


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...