Atualmente o Prof. Virgílio Maurício Viana é Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), membro da Comissão The Lancet COVID-19 e da Comissão de Ética e Ação para o Desenvolvimento Sustentável.
VATICANO, 18 OUT (ANSA) – O papa Francisco nomeou o engenheiro florestal brasileiro Virgilio Maurício Viana como novo membro da Pontifícia Academia das Ciências Sociais.
Nascido em 26 de dezembro de 1960, Viana ocupa o cargo de superintendente-geral da Foundation for Amazon Sustainability (FAS) e é membro da comissão de Covid-19 da publicação científica The Lancet.
Além disso, já foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e da Associação Paulista de Engenheiros Florestais (APAEF), além de secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (2002 a 2008).
A Pontifícia Academia das Ciências Sociais foi fundada pelo papa João Paulo II em 1994 para promover estudos em áreas como economia, sociologia, direito e política, sempre em diálogo com a doutrina da Igreja Católica. (ANSA).
Confira a descrição do Lattes de Virgílio
Virgílio Maurício Viana, 56, Engenheiro Florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP. Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 à 2003, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) de 2003 à 2008. Ex-presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Já orientou mais de 20 teses de doutorado e mestrado.Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Professor Colaborador do curso de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), intitulado Gestão em Áreas Protegidas da Amazônia,Coordenador da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN), iniciativa da ONU, membro da Comissão de Ética e Ação para o Desenvolvimento Sustentável, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, Presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO). (Fonte: Currículo Lattes)
Fonte: Vatican News
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.