O uso da madeira será um dos grandes protagonistas das Olimpíadas 2024

Com inovações que vão desde a construção de instalações até o design dos pódios das Olimpíadas, a França está se destacando na busca por um futuro mais verde.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem de 26 de julho a 11 de agosto, estão marcando uma nova era de sustentabilidade no maior evento esportivo do mundo.

Centro Aquático Olímpico: Uma Obra-prima Sustentável

Localizado em Seine-Saint-Denis, o Centro Aquático Olímpico é uma das novas instalações construídas especialmente para os Jogos. Este local, que sediará as provas de nado artístico, saltos ornamentais e a fase preliminar do polo aquático, foi oficialmente inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron e pelo presidente do comitê Paris 2024, Tony Estanguet.

Por que as Olimpíadas de Paris serão uma vitrine modesta da arquitetura em madeira - GBC Brasil

“É com grande emoção que recebemos as chaves do Centro Aquático Olímpico. Estamos muito orgulhosos de ver esta magnífica instalação entregue pela Metrópole da Grande Paris e, além disso, um mês antes do previsto!” disse Estanguet. Macron acrescentou: “Queremos que essas estruturas permaneçam, como acontece com a Vila Olímpica e Paralímpica. Queremos que essas instalações se tornem parte do nosso patrimônio.”

O Protagonismo da Madeira

Uma das grandes estrelas dos Jogos é a madeira, presente na estrutura de quase todas as principais edificações, incluindo o Centro Aquático. Este centro possui 50% de madeira e outros biomateriais em sua estrutura, com o maior teto de madeira do mundo, de 90 metros de extensão. Um parque de energia solar de cinco mil metros quadrados instalado sobre ele vai abastecer parte do complexo. No interior, bares e restaurantes foram construídos com resíduos da obra, e os assentos dos espectadores são feitos de plástico 100% reciclado.

Por que as Olimpíadas de Paris serão uma vitrine modesta da arquitetura em madeira - GBC Brasil

A Vila dos Atletas, com 500 mil metros quadrados, também utiliza extensivamente a madeira. Composta por 82 edifícios residenciais e preparada para receber 14 mil atletas olímpicos e oito mil paralímpicos, a vila será transformada em um novo bairro sustentável após o evento, abrigando seis mil residentes e gerando seis mil vagas de emprego.

Pódios Inspirados na Torre Eiffel

O design do pódio das premiações também é um destaque sustentável. Apresentado em frente à Torre Eiffel, o pódio é feito de madeira reciclada, homenageando os telhados de Paris com sua cor cinza. Esta iniciativa é parte de um plano ecológico do Comitê Organizador para reduzir as emissões de carbono durante os Jogos.

Paris 2024 terá pódio 100% reciclado e inspirado na Torre Eiffel | olimpíadas | ge

Um Legado para o Futuro

A utilização de madeira e materiais reciclados não só atende às metas de sustentabilidade dos Olimpíadas de Paris 2024, mas também serve como um modelo para futuros projetos de construção civil. “Os Jogos Olímpicos serão uma boa vitrine para incentivar o uso da madeira na construção civil”, disse o arquiteto Gui Sibaud.

Por que as Olimpíadas de Paris serão uma vitrine modesta da arquitetura em madeira - GBC Brasil

Com essas inovações, a Olimpíadas de Paris 2024 não é apenas um evento esportivo, mas um marco na construção de um futuro mais sustentável e consciente. A França está demonstrando que é possível sediar um evento de grande porte com responsabilidade ambiental, deixando um legado duradouro para as próximas gerações.

Fonte: Olympics.com


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta ai o que você achou disso...