O bambu no Brasil: diversidade, usos e riscos de invasão

O bambu é uma gramínea pertencente à subfamília Bambusoideae (família Poaceae) que apresenta grande diversidade e importância ecológica no Brasil. O país destaca-se como o segundo maior em número de espécies de bambu, com cerca de 258 espécies nativas distribuídas em duas tribos (Olyreae e Bambuseae), sendo 175 dessas espécies endêmicas (exclusivas do território brasileiro). Além dessas espécies nativas, há também diversos bambus exóticos introduzidos ao longo da história colonial e pela imigração japonesa, especialmente os utilizados no paisagismo e na agricultura.

bambu no brasil um invasor
Bambu amarelo usado em contenção de barranco. Foto: Arthur Brasil.

Entre as espécies mais comuns cultivadas no país destacam-se o bambu gigante (Dendrocalamus asper), o bambu comum (Bambusa vulgaris), o bambu-mossô (Phyllostachys edulis), e o bambu amarelo (Phyllostachys aurea). Essas variedades apresentam amplo uso ornamental, estrutural e industrial no Brasil, sendo utilizadas na construção civil, fabricação de móveis, artesanato e na produção de brotos comestíveis.

Apesar do grande potencial de utilização econômica, o bambu ainda é subutilizado no país. Estudos recentes conduzidos por instituições como a Embrapa têm incentivado o uso sustentável do bambu, considerando suas propriedades físicas e mecânicas que favorecem usos diversificados em projetos sociais, arquitetônicos e ambientais. O bambu é considerado uma alternativa sustentável importante para a recuperação de áreas degradadas, prevenção da erosão e sequestro de carbono.

Contudo, nem todas as espécies são inofensivas. Algumas variedades de bambus exóticos introduzidos apresentam comportamento invasor, especialmente as que possuem rizomas do tipo leptomorfo (alastrante). Essas espécies são capazes de se espalhar rapidamente, competindo com vegetação nativa e prejudicando a biodiversidade local. Um exemplo conhecido é o bambu-mossô (Phyllostachys edulis), espécie introduzida por imigrantes japoneses e amplamente cultivada pela produção de brotos comestíveis e pelo uso ornamental, mas que tem demonstrado potencial invasor significativo em algumas regiões brasileiras devido à sua alta capacidade de propagação.

Em termos ambientais, espécies de bambu podem exercer forte influência em ecossistemas locais devido ao crescimento rápido e à formação de agrupamentos densos (sinúsias), que frequentemente dominam a paisagem, dificultando o desenvolvimento de outras plantas e podendo alterar significativamente os habitats naturais.

bambu no brasil um invasor
Bambuzais em área rural. Foto: Arthur Brasil.

Diante desse cenário, é fundamental incentivar pesquisas que busquem entender melhor as espécies nativas e exóticas de bambu, promovendo seu uso sustentável e controlado, ao mesmo tempo que previnem e monitoram potenciais invasões, assegurando o equilíbrio ecológico e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.

Fontes: (PDF) Dez espécies de bambus exóticos mais comuns no paisagismo no Brasil; Influência das fases da lua, da época de corte e das espécies de bambus sobre o ataque de Dinoderus minutus (Fabr.) (Coleoptera: Bostrichidae); Bambu no Brasil.


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...