MIT desenvolve método que faz com que plantas brilhem no escuro

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram um método capaz de fazer com que plantas brilhem no escuro, assista ao vídeo.

plantas brilhem no escuro

Para isso acontecer, a planta recebe a injeção de certas nanopartículas, ou seja, partículas cujas dimensões são 1 bilhão de vezes menor que o metro – ou cerca de mil vezes menores que uma célula humana.

Plantas bioluminescentes são uma excelente alternativa para casas e prédios mais sustentáveis. Com sua própria energia química, essas plantas se tornam capazes de gerar luz visível e iluminar ambientes, diminuindo o uso de energia elétrica no mundo.

A luz emitida pelas plantas nesse estudo ainda é pouco intensa para aplicações práticas. Por isso, os cientistas do MIT continuam pesquisando formas de otimizar esse processo. Uma alternativa encontrada, até o momento, é a injeção de outras nanopartículas que ajudam a estender a emissão de luz pela planta de horas para dias e até semanas.

Apesar do método ainda precisar de aprimoramentos, os resultados obtidos até o momento são bem animadores.

Veja: Dendrologia: estudando o passado através das árvores

Esse estudo faz parte de um grande projeto chamado “Nanobionics”, que tem como objetivo incorporar nanopartículas a plantas para alterar suas funcionalidades. Em outro estudo, por exemplo, a injeção desse material na planta permite monitorar e comunicar quando ela está precisando de água.

Anteriormente, o MIT já havia realizado uma exposição com plantas bioluminescentes que durou 33 semanas em Nova York. Vale a pena conferir o vídeo sobre essa experiência aqui.

Fonte: Energia e Ciência | Um só Planeta


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...