COP

Lula ataca negacionismo e critica gastos em guerra na abertura histórica da COP30 na Amazônia

Presidente cobra ação climática, manda recado indireto a Trump e diz que investir no clima é mais barato que fazer guerra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a COP30 nesta segunda-feira, em Belém, com críticas contundentes aos negacionistas climáticos e uma indireta ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, ausente da cúpula e responsável por retirar novamente os EUA do Acordo de Paris em janeiro deste ano, 10 de novembro de 2025.

“Os obscurantistas rejeitam não apenas as evidências científicas, mas também os avanços do multilateralismo. Eles controlam algoritmos, semeiam ódio e espalham medo. Atacam instituições, a ciência e as universidades”, afirmou Lula. “É momento de impor uma nova derrota aos negacionistas.”

O presidente também criticou países que priorizam orçamentos militares em detrimento do financiamento climático. “Se os homens que fazem guerra estivessem aqui, perceberiam que é mais barato investir US$ 1,3 trilhão para resolver o problema climático do que gastar US$ 2,7 bilhões em guerra, como fizeram no ano passado.”

Lula ressaltou o simbolismo de sediar a primeira conferência climática da ONU na Amazônia. “Fazer a COP aqui é tão desafiador quanto acabar com a poluição do planeta. Seria mais fácil realizar em uma cidade sem problemas, mas escolhemos Belém para provar que, com vontade política, compromisso e verdade, nada é impossível.”

O presidente ainda mencionou desastres recentes, como o furacão Melissa no Caribe e um tornado no Sul do Brasil, como sinais da urgência climática. “A emergência climática é uma crise de desigualdade. Que a serenidade da floresta nos inspire e nos dê a clareza necessária para agir.”

Fonte: G1


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta ai o que você achou disso...