Logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Diretor do FSC Ucrânia Pavlo Kravets fez um apelo pessoal aos Membros do FSC, FSC Internacional e Parceiros de Rede para apoiar a posição da Ucrânia e tomar ações fortes e imediatas de acordo com os valores do FSC.
Posteriormente, em 8 de março, o FSC International emitiu um comunicado indicando que, devido à associação do setor florestal na Rússia e
na Bielorrússia com a invasão armada, a partir de agora nenhum material certificado pelo FSC ou madeira controlada desses países poderá ser comercializado. Isso significa que madeira e produtos florestais da Rússia e da Bielorrússia não podem ser usados em produtos FSC ou vendidos como certificados FSC em qualquer lugar do mundo, enquanto a violência armada continuar.
LEIA TAMBÉM:
Ato pela Terra: brasilienses se unem a protesto contra ‘Pacote da destruição’
A Rússia detém, atualmente, um quarto de todas as florestas do mundo. A indústria madeireira é um dos setores mais antigos de exploração e hoje responde por 0,5% do PIB nacional, nos recorda o Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Moscou. Em 2021, o número de funcionários das empresas de processamento de madeira, atualmente estimado em 500 mil pessoas, com receitas fiscais para o sistema orçamentário do país que devem sair dos atuais 91 bilhões de rublos (1,22 bilhão de dólares). As sanções aplicadas à Rússia devem frear os planos do governo de incrementar a indústria florestal do país. A meta estabelecida era aumentar para 820 mil pessoas o número de trabalhadores envolvidos no setor florestal e as receitas fiscais para o sistema orçamentário do país que deveriam sair dos atuais 91 bilhões de rublos (1,22 bilhão de dólares) para 189 bilhões de rublos (2,53 bilhões de dólares) até 2030, previsão que pode ser alterada nos próximos anos.
Para continuar a proteger as florestas na Rússia, o FSC permitirá aos detentores de certificados de manejo florestal na Rússia a opção de manter sua certificação de manejo florestal FSC, mas não terá permissão para comercializar ou vender madeira certificada pelo FSC. O FSC continuará monitorando de perto a situação e está pronto para tomar medidas adicionais para proteger a integridade de seu sistema. Nos próximos dias, O FSC US trabalhará para entender e ajudar a enfrentar os desafios de fornecimento que podem resultar dessa mudança de política.
Leia o comunicado completo do FSC Internacional aqui .
As perguntas podem ser direcionadas para info@us.fsc.org .
Fontes: FSC / BrazilMachinery
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.