Florestas nativas, plantadas e recuperadas têm a mesma importância?

O Brasil Rural entrevistou Erick Schaitza, pesquisador da Embrapa Floresta. Ele falou sobre a importância da floresta como fonte de alimento, alternativa de emprego e influências climáticas e sobre preservação. No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Floresta e da Árvores.

Ouça a entrevista:

 audio

Segundo ele, a Organização das Nações Unidas definiu floresta como uma área de cobertura de árvores com volume, de pelo menos, 50% da área coberta.

O pesquisador explicou as ligações da floresta com o aquecimento global. 

Ele afirmou que o Brasil já declarou o desejo de desmatamento ilegal zero.

“O desafio é gerar condições para que a floresta gere cada vez mais dinheiro e mais negócios com ela em pé”, declarou.

Sobre as florestas plantadas, ele destacou a relatividade. Com um espaço agrícola degradado, ela melhora a conservação de águas, do solo e ajuda a aumentar a biodiversidade. Comparada com florestas naturais, tem menos biodiversidade, pois não cumpre todos os serviços ambientais. Por outro lado, as florestas plantadas trazem mais lucro, explicou o pesquisador.


Fonte:


Radio EBC



Tag Audio HTML5


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...