Eucalipto: deserto verde ou corredor florestal?

Afinal, o Eucalipto é ou não é um deserto verde? E o corredor florestal, serve para que? Para muitos uma profissão para outros um terror.

eucalipto deserto verde

Dentro de várias questões que envolve o eucalipto, uma delas é sobre o deserto verde.

Por ser uma monocultura de espécie exótica arbórea, o seu plantio é feito em massa, com mais de mil indivíduos por hectare, quando plantado no espaçamento tradicional (3×2), formando um grande maciço florestal.

O Eucalipto é uma espécie originária da Oceania, que transformou o cenário do agronegócio no Brasil.

Leia: Para que serve o eucalipto? Espessante natural e outras utilizaçõe

Os primeiros exemplares foram plantados no Brasil no ano de 1825, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Mas afinal, o que é o Deserto Verde?

Instituído no Brasil na década de 1960, o termo “deserto verde” se refere a grandes áreas cobertas por um tipo de vegetação introduzida de maneira artificial pelo ser humano.

Essa ação pode ser por meio de reflorestamento com espécies consideradas não nativas ou mesmo por meio de plantações em larga escala.

O deserto verde mais conhecido é o de plantação de árvores para a produção de papel e celulose. Neste sentido, as árvores mais utilizadas para este cultivo são o eucalipto, pinus e acácia.

Veja: Para que serve o Eucalipto? Conheça 9 benefícios – Florestal Brasil

De acordo com especialistas, esses ecossistemas não são capazes de sustentar uma comunidade de animais e outras formas de vida.

Esse sistema de monocultura também acontece nas lavouras de cana e soja, onde é comum a utilização de técnicas intensivas de manejo, como agroquímicos, que são capazes de esterilizar o solo e impedir a colonização por outras plantas e animais.

No entanto, ainda assim, esses desertos ainda podem funcionar como corredor florestal.

O que é um Corredor Florestal que é formado pela monocultura do eucalipto?

Em defesa do eucalipto, quem o cultiva diz que a monocultura cria um corredor florestal.

Dentro desse aspecto, o corredor florestal ele realiza o ligamento dos fragmentos florestais nativos, como as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e as Reservas Legais (RL’s).

Essa conexão favorece a fauna e a flora quem podem realizar a troca de gene entre as espécies, termo no qual se chama de ‘Fluxo gênico’, e também pela procura de alimentos para os animais.

Veja: Eucalipto: espécies, clones, mitos e verdades

Claramente, o corredor florestal não substitui a fauna e a flora nativa, pois é uma composição não natural de espécie não nativa.

Fonte: Pensamento Verde


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...