No primeiro mês do ano, as negociações registraram o valor de cerca de US$ 37 milhões
Um dos estados em mais crescimento na indústria madeireira, o estado do Pará registrou em janeiro um aumento nas exportações de 21,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em valores, o crescimento atingiu 110%. Ao todo, as negociações da indústria paranaense registraram o valor de cerca de US$ 37 milhões. Os dados são da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), com base no levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Segundo a Aimex, os bons resultados foram puxados, principalmente, pela exportação de decks, pisos e produtos de MDF. Eduardo Leão, presidente da associação, considerou “expressivos” os resultados, já que 2021 ainda teve grande influência da pandemia em todo o mundo.
“Um exemplo é que quase todos os produtos da pauta de exportação paraense vêm apresentando saldos positivos, assim como as exportações de madeira do Mato Grosso, nosso principal concorrente na produção de madeira nativa que, pela primeira vez, ameaçou o posto do Pará. No entanto, por diversos fatores, o Pará não acompanhou essa retomada, seja por problemas de alguns órgãos ambientais não conseguirem emitir a documentação necessária ou pela falta de contêiner, que tem afetado o mercado como um todo. O fato é que finalmente podemos respirar e comemorar uma melhora”, afirmou Leão, em entrevista ao portal O Liberal.
Fonte: ForestNews
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.