A produção de mudas florestais, entre as atividades da silvicultura é uma das mais importantes, pois representa o inicio de uma cadeia de operações que visam o estabelecimento de florestas e povoamentos.
Desta forma, o sucesso da implantação e da produção florestal estão diretamente relacionados a qualidade das operações de viveiro e do seu produto, que são as mudas. O planejamento, a instalação e a operação de viveiros tem propiciado cada vez mais a atuação de Engenheiros Florestais neste segmento.
A necessidade de produzir mudas com melhor qualidade e menor custo é um desafio constante, e que tem exigido a capacitação e atualização dos profissionais que atuam nesta atividade. A necessidade de produção de mudas em escala comercial, resultado da crescente demanda de produtos florestais, tem levado a multiplicação de viveiros no sul do Brasil, bem como a adoção de sistemas mecanizados de produção. Diversos equipamentos para uso em viveiro tem sido desenvolvidos nos últimos anos, destacando-se semeadeiras, pulverizadores, equipamentos de irrigação.
Esta apostila, embora seja um documento ainda parcial, foi elaborada com o objetivo de auxiliar os acadêmicos , nas disciplinas de silvicultura, em assuntos relacionadas a instalação de viveiros e produção de mudas. São abordados, especialmente os sistemas de produção (em recipientes e raiz-nua), além dos principais insumos e materiais necessários.
Clique no botão para fazer o download
Autor: Prof. Lauri Amândio Schorn, M.Sc
Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Florestal
Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Florestal
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Este comentário foi removido pelo autor.