A integração de cultivos florestais à produção pecuária é reconhecida em âmbito científico como imprescindível para o desenvolvimento sustentável, já que combina produção com a conservação de recursos naturais. O Brasil possui grande potencial para aplicação de sistemas integrados que incluem componentes animais, agrossilvipastoris e silvipastoris. Somente no Mato Grosso do Sul, estima-se que existam 8 milhões de hectares de áreas com pastos degradados, que poderiam, parcialmente, adotar tais sistemas.
Hoje sabemos que o sucesso na implantação de sistemas integrados de produção depende
de uma série de fatores que incluem, entre outros, acesso à informação e articulação entre os atores interessados. Nas últimas duas décadas, o contato mais aproximado do meio acadêmico com o sistema produtivo disponibilizou ao setor inovações tecnológicas, como também tornou-se um canal de comunicação que retroalimenta a academia e os centros de pesquisa com as reais necessidades do produtor.
Capa do livro |
Nesta obra, composta por nove capítulos que abordam diversos temas – como as pesquisas realizadas na área na última década, ILPF em Minas Gerais, sistemas agroflorestais no Sul e na Amazônia, emissão de gases de efeito estufa, bem estar animal, espécies arbóreas para ILPF, forrageiras tolerantes a sombreamento e sistemas integrados em Mato Grosso do Sul e Goiás, encontram-se compiladas informações por experientes autores, com o intuito de se avançar no conhecimento sobre os sistemas de produção em integração.
Fonte: Embrapa
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.