Os organismos edáficos têm importante atuação nos processos de decomposição, mineralização e humificação de resíduos orgânicos; imobilização e mobilização de macro e micronutrientes; fixação de nitrogênio atmosférico; estruturação e agregação do solo e conseqüente conservação e regulação de pragas e doenças (auto-regulação), beneficiando os sistemas de produção como um todo.
Capa: Guia Prático de Biologia do Solo |
Por este motivo, os atributos biológicos do solo são os mais sensíveis e apropriados para discriminar sistemas quanto à sua capacidade de cumprir funções. O Guia Prático de Biologia do Solo vem ao encontro da demanda atual da ciência do solo em determinar a qualidade do solo de sistemas manejados polo homem, possibilitando o estudo da capacidade desses sistemas oferecerem serviços ambientais à sociedade.
O Guia Prático de Biologia do Solo, oferece mais que a metodologia adequada, oferece o “passo a passo” necessário para que pesquisadores, estudantes e interessados possam lograr êxito nos seus estudos em qualidade do solo.
O guia apresenta as noções de segurança em laboratório e metodologias aplicadas à amostragem e preparo do solo, estudo de bactérias, fungos, protozoários, nematoides, mesofauna do solo, entre outras.
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Nao estou conseguindo baixar o arquivo