O “Dia da Mulher Engenheira” foi criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, que é celebrado no dia 23 de Junho, onde visa fortalecer o espaço das engenheiras na profissão, que antes e até hoje é majoritariamente ocupado por homens.
Há muito tempo não se tem dúvida quanto à capacidade das mulheres em enfrentar os obstáculos que é imposto pela sociedade machista, onde existe muitos preconceitos contra as mulheres.
As mulheres se dedicam a qualquer profissão que está inserida onde sempre tem uma responsabilidade profissional no que faz, onde muitas vezes tem resultados muito melhores que os homens.
Pesquisas apontam que as mulheres são mais prevenidas, cautelosas e atentas. Graças a capacidade de um olhar mais cuidadoso, a elas é atribuído também um menor percentual de erros.
Tal notoriedade se deve, sobretudo, à luta por igualdade de gêneros e expansão do sistema educacional demarcada a partir da década de 70, quando as reivindicações políticas da década anterior se consolidaram possibilitando a elas buscar seu lugar no mercado de trabalho.
Mulher engenheira no ramo florestal
Na área da Engenharia Florestal, as mulheres estão conquistam a cada dia mais seu espaço, que antes, era apenas ocupado por homens, onde poucas mulheres eram bem vistas no campo, comandando outros homens.
Hoje, as mulheres já são líderes de Colheita Florestal, Inventário, Identificação de Espécies, Manejo de Fauna, e muito mais outras áreas. E isso quer dizer que, o serviço “pesado” não é só para homens, muitas tem até mais força que o sexo masculino, principalmente a contar, que muitas são mães e ainda tem deveres com seus filhos ao término do seu serviço de campo e escritório.
Veja o nosso FloresCast #18 – Mudança no Setor Florestal onde conversamos com uma Engenheira Florestal que está trabalhando de frente no campo em um setor florestal.
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.