Nova técnica, que envolve dispositivo denominado ‘fita-semente’, deve impulsionar cultivos de pequenos agricultores. Processo dispensa equipamento sofisticado e auxilia quem não tem acesso a serviços agronômicos.

Plantação de milho em que se utilizou a fita-semente. Distribuição uniforme das sementes na fita contribui para o desenvolvimento regular das plantas e o aumento da produtividade. (foto: Mateus Marrafon)
Uma fita biodegradável com sementes integradas promete aumentar a velocidade de plantio e dobrar a produtividade de vários cultivos, beneficiando a agricultura familiar. Criada pelo engenheiro agrônomo Mateus Marrafon, a fita-semente permite que o plantio seja feito com o simples desenrolar do material no campo com auxílio de uma máquina rudimentar.
- Fita-semente prestes a ser plantada. O novo dispositivo acelera o plantio e promete dobrar a produtividade de vários cultivos. (foto: Mateus Marrafon)
Agilidade e eficiência
- Melancia cresce em meio a plantação de milho. Nova técnica permite intercalação de sementes de culturas secundárias na fita. (foto: Mateus Marrafon)
Na África
Franciele Petry Schramm
Especial para CH On-line/ PR
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.