O crescente desenvolvimento mundial vem causando uma série de modificações na estrutura da sociedade. Com o aumento das indústrias e a população se tornando cada vez mais urbana – Segundo o IBGE¹, mais de 80% da população brasileira habitam em áreas urbanas – a poluição, o desmatamento, e a alta geração de calor em um mesmo local faz com que a sensação térmica nas cidades cresça exponencialmente.
Pesquisas apontaram² que o calor excessivo pode ocasionar estresse, dificuldades de concentração e até mesmo depressão; o que pode influenciar diretamente na produtividade e na qualidade de vida da população de modo geral.
A vegetação urbana, tem um papel fundamental no controle dos índices da temperatura e conforto térmico, Uma pesquisa³ realizada em uma avenida movimentada com vegetação composta por árvores e canteiros, pode possuir uma temperatura até 5 ºC menor do que uma outra avenida com menor presença de árvores.
Foi pensando nisso, que uma fábrica de eletrônicos japonesa decidiu implantar nas paredes dos prédios do seu parque industrial cortinas cortina verdes, que são responsáveis por diminuir a temperatura interna dos locais onde estão instaladas.
![]() |
KYOCERA Kagoshima Sendai Plant
|

Segundo a empresa, o programa de cortinas verdes já atingiu uma extensão de 294 metros, que cobriram uma área de 775 m². Isso equivale em termos de absorção de carbono a plantar 194 árvores.
![]() |
Gráfico mostrando a diferença de temperatura após a implantação da cortina verde |
Se você mora em um lugar quente e achou interessante a idéia, saiba que não é tão difícil incorporar uma cortina verde na sua casa, ou empresa. O próprio site da Kyocera, mostra um passo a passo de como implementar a cortina verde. Basta clicar no link (em inglês): http://global.kyocera.com/ecology/greencurtains/sodateyou.html

O que você achou da iniciativa dos japoneses? Isso funcionaria no Brasil? Comente abaixo.
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.