A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém, Pará, em novembro de 2025, registrou a participação de 42,6 mil pessoas, consolidando-se como a quarta maior edição do evento em sua história. A organização foi uma parceria entre os governos do Pará e Federal.

O evento, que durou 13 dias, injetou R$ 1,5 bilhão na economia paraense e foi responsável pela criação de 20 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, conforme dados divulgados. A segurança do encontro envolveu 3 mil agentes federais e estaduais, mobilizados para garantir o bom andamento das atividades.
Para a realização da conferência, o governo do Pará investiu R$ 1,8 bilhão em obras de infraestrutura, visando modernizar a capital e os arredores. Helder Barbalho, governador do Pará, afirmou que o legado da COP30 transcendeu a pauta climática, beneficiando a população local e o país. Mauro O’de Almeida, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, destacou a capacidade de acolhimento e organização do estado para sediar um evento de tal magnitude.
A COP30 de Belém superou em número de participantes a COP28, que ocorreu em Dubai com 400 mil pessoas. Entre as maiores edições anteriores, destacam-se a COP21 de Paris, com 600 mil participantes, a COP25 de Madrid, com 500 mil, e a COP23 de Bonn, com 450 mil. O encontro no Brasil representou a maior COP já realizada na América do Sul.
Edições como a COP26 em Glasgow, que teve 39 mil participantes, e a COP27 em Sharm el-Sheikh, com 33 mil, apresentaram números significativamente menores.
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
