Inicialmente, o segundo maior do território nacional – o primeiro é a Floresta Amazônica -, o cerrado apresenta árvores e arbustos retorcidos, com uma vegetação espaçada que se encontra em uma região predominantemente tropical, com estações bem definidas: a seca e a chuvosa.
Por isso mesmo, a vegetação que prevalece é constituída por espécies do tipo tropófilas, que, além de se adaptarem, são semidecidual estacional (que caem parte das folhas no período de estiagem) com raízes profundas.
Apesar de generalizarmos, o cerrado é constituído por várias características de vegetação e é classificado em subsistemas: de campo, de cerrado, de cerradão, de matas, de matas ciliares e de veredas e ambientes alagadiços.
Composto por uma rica flora, no cerrado se encontram mais de 500 espécies arbóreas, mas aqui vamos destacar 5 tipos de ampla distribuição no estado.
1. Araçazeiro
Entre as várias utilizações dos araçazeiros, o aproveitamento dos frutos e da madeira, sendo também utilizadas a casca, entrecasca e folhas na medicina popular são os seus principais destaques. No cerrado, existem aproximadamente 13 espécies conhecidas e o sabor dos frutos dessas espécies pode variar de adocicado até amargo.
A espécies nativa do cerrado se chama P. firmum.
Também nativa do Cerrado, está entre as mais importantes das plantas lenhosas da região, com altura média de 6 metros e tronco de 30cm a 40cm de diâmetro. Seus frutos abrigam sementes com um formato que facilita a dispersão pelo vento. As flores tendem a tons claros e suas folhas brilhantes lhe qualificam a ser utilizada no paisagismo.
Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, não deixe de conferir o Guia de Plantas do Cerrado lançado pela Editora Taxon Brasil. Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça.
3. Jacarandá
Com o tronco tortuoso e irregular, sem ramificações até a altura de 10 metros, de 40-80 cm de diâmetro, os jacarandás começam ainda jovens a mostrar toda a exuberância da espécie, que atinge de 15-25 m de altura e é dotada de copa redonda, que anunciam quando a primavera está por vir. Sua casca e madeira produzem corantes para tecidos.
4. Aroeira do Cerrado
Carregando a justa fama de produzir a madeira mais resistente do Brasil, dizem que a aroeira dura a vida toda e mais 100 anos. E não à toa. Sua densidade é muito alta e, por isso, produz substâncias que têm ação fungicida e inseticida, tornando ainda mais difícil a ação de agentes de deterioração.
5. Baruzeiro
Imperiosa árvore que pode chegar a 25 metros e que apresenta com propriedades fungicidas. É imponente, com copa densa e tronco que pode alcançar até 70 cm de diâmetro. Seu fruto é protegido por uma dura casca que protege uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim, de alto valor nutricional.
Fonte: Aquelemato
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.