Concursos do Ibama e ICMBio ampliam e vão a 810 vagas

A ampliação das vagas nos concursos do Ibama e ICMBio foi confirmada nesta sexta-feira, dia 30, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União. Agora, os dois órgãos, juntos, oferecem um total de 810 vagas.

Governo autoriza acréscimo de vagas nos concursos Ibama e ICMBio (Foto: MMA/Divulgação)

A decisão de aumentar a oferta, já autorizada, foi anunciada pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante uma coletiva de imprensa realizada em 18 de agosto, após as provas do Concurso Unificado.

“Sim, o número de vagas será ampliado (…) Foi um pedido não apenas da Marina, mas também resultado de uma reunião recente sobre questões ambientais, na qual se considerou importante aumentar as autorizações”, disse Esther Dweck. Em contato com os órgãos nesta semana, o Qconcursos Folha Dirigida recebeu uma resposta do Ibama e do ICMBio sobre a novidade.

Ambos os órgãos aguardavam a publicação da portaria para fornecer mais detalhes e avançar com os preparativos das seleções.

Vagas dos Concursos Ibama e ICMBio

Inicialmente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) havia autorizado 440 vagas para os concursos do Ibama e ICMBio. Com o novo aumento, agora são 810 oportunidades, um acréscimo de 370 vagas.

Concurso Ibama:

A autorização inicial era para 260 vagas, mas agora foi ampliada para 460. A distribuição das vagas é a seguinte:
– Analista Administrativo: 130 vagas
– Analista Ambiental: 330 vagas

Portaria de autorização de concurso público com 460 vagas para o IBAMA

Concurso ICMBio:

A autorização inicial para o concurso ICMBio era de 180 vagas, que agora subiu para 350 oportunidades:
– Analista Administrativo: 120 vagas
– Analista Ambiental: 230 vagas

Portaria de autorização de concurso público com 350 vagas para o ICMBio

Para ingressar nas carreiras de analista, os candidatos devem possuir nível superior. O salário inicial é de R$10.735,72, incluindo gratificações e um auxílio-alimentação de R$1.000.

Concursos Ibama e ICMBio terão editais até fevereiro

Além da ampliação no número de vagas, as regras e prazos estabelecidos na portaria de autorização foram atualizados. O prazo para a publicação dos editais começa a ser contado a partir desta sexta-feira, 30 de agosto. Portanto, o Ibama e o ICMBio têm até seis meses, ou seja, até 26 de fevereiro de 2025, para divulgar seus editais.

Se o edital não for publicado dentro desse período, a portaria perderá seus efeitos, e a disponibilidade orçamentária para a realização do concurso do Ibama será cancelada. Além disso, o documento estabelece que as provas deverão ser realizadas no mínimo dois meses após a publicação do edital.

Comissões já foram formadas

Desde a publicação das primeiras portarias em junho, o Ibama e o ICMBio começaram os preparativos para os novos concursos públicos. Ambos os órgãos já formaram comissões para elaborar os editais e definir o cronograma.

No caso do Ibama, a comissão informou ao Qconcursos Folha Dirigida que estava aguardando o aumento no número de vagas para reformular seu calendário. Inicialmente, a previsão era contratar a banca organizadora em setembro. Já o ICMBio planeja definir a banca e publicar o edital ainda este ano.

O ICMBio também destacou que já foi constituída uma comissão para acompanhar o novo concurso. “O presidente do ICMBio formou uma comissão em 4 de julho de 2024 para acompanhar o concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visando o provimento dos cargos de analista ambiental e analista administrativo na carreira de especialista em meio ambiente”, afirmou o órgão.

Além disso, o ICMBio revelou que o número de vagas autorizado é apenas uma parte do solicitado, pois o pedido encaminhado ao governo buscava preencher 1.105 cargos vagos. Dessa forma, tanto o Ibama quanto o ICMBio poderão convocar mais aprovados durante o prazo de validade do concurso, aproveitando a lista de excedentes.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta ai o que você achou disso...