Chaves interativas para identificação de plantas do Cerrado

Após a coleta do material botânico, o primeiro passo para a identificação de um gênero ou espécie é, normalmente, o reconhecimento da família a qual a planta em estudo pertence. As chaves de identificação são de extrema importância para estudos e outras atividades que envolvem a identificação botânica, porém a maioria das chaves impressas apresenta a desvantagem de seguirem uma sequência rígida de caracteres que por muitas vezes restringe a identificação das plantas à fenofase reprodutiva.
As vezes costuma ser difícil o uso de chaves tradicionais em estudos que envolvem a coleta de grande quantidade de materiais estéreis (partes vegetativas), como nos levantamentos fitossociológicos e levantamentos florísticos rápidos.  Tendo em vista tal dificuldade, vêm sendo desenvolvidos diversos programas especializados em ferramentas e chaves eletrônicas onde podem ser utilizados também os materiais estéreis das plantas para a identificação ao nível de família.
Chaves Interativas são ferramentas de
identificação práticas e de fácil manuseio. A medida que você seleciona
os caracteres na chave, os táxons são filtrados até que se chegue na
identificação final.
Os mais populares sistemas de chaves interativas estão o ActKey, o Delta e o Lucid, neste último estão hospedadas as duas chaves já disponibilizadas para o bioma Cerrado. Uma é referente aos frutos do Cerrado atrativos à fauna, atualmente estão representados nessa chave quase um terço de
todos os gêneros desses frutos, permitindo que você identifique espécies
frequentes do bioma. A outra permite a identificação das 181 famílias  do bioma que produzem flores e frutos, as chamadas “Angiospermas”.
Acesse os endereços das chaves, leia com
atenção as informações de como utilizar os sites e comece a identificar
as famílias botânicas e frutos atrativos à fauna:  
Interface da chave de identificação para famílias de angiospermas do Cerrado:
Visualização de fotos da família Caryocaraceae dentro da chave:


Fontes:  
Leia também:  

Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comenta ai o que você achou disso...