Filme plástico de madeira
Os filmes plásticos para acondicionamento de alimentos transformaram-se rapidamente em um material de consumo mundial, graças à praticidade e economia de alimentos que eles garantem.
Além de suas propriedades protetoras, os plásticos se tornaram importantes porque os consumidores querem embalagens que lhes permitam ver o próprio produto.
LEIA TAMBÉM: Grupo se compromete em investir 15 bilhões em fábrica de celulose no MS
O problema é que é quase impossível construir um cadeia de reciclagem para esses materiais à base de petróleo, e eles acabam indo para o lixo orgânico, junto com os restos de alimentos.
Pensando nisso, uma equipe do Centro de Pesquisas Técnicas (VTT), na Finlândia, decidiu fabricar uma alternativa mais ecológica a esses filmes.
Eles encontraram um caminho na madeira.
A pesquisa comprovou que a celulose regenerada – ou recristalizada – pode substituir com eficiência os filmes plásticos.
“Nós podemos produzir filme de celulose transparente e flexível. O consumidor não consegue distinguir entre o material cristalino e o plástico tradicional à base de petróleo. O filme de celulose pode resistir à umidade, mas na natureza desaparece tão completamente quanto uma folha de papel. O produto é de base biológica e biodegradável,” disse o professor Ali Harlin.
A equipe já construiu uma planta-piloto para começar a migrar o processo do laboratório para a fábrica. Eles estimam que o filme à base de madeira poderá estar em uso extensivo dentro de cinco anos.
FONTE: Inovação e Tecnologia
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.