Brasil, preservem as suas florestas pois já destruimos as nossas!

Biden defende que Brasil receba dinheiro para preservar florestas.

Joe Biden – o Brasil deve dinheiro para reduzir o desmatamento na Amazônia

Para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Brasil deve dinheiro para reduzir o desmatamento na Amazônia. “O que deveríamos estar fazendo é pagar aos brasileiros para não cortar suas florestas. Tivemos que derrubar as nossas. Recebemos o benefício disso”, disse, durante um evento pelo Dia da Terra, realizado no dia 22 de abril. As informações são do Jornal da Band e Portal Poder 360.

Governo americano e representantes brasileiros têm mantido contado na tentativa de reduzir o desmatamento na Amazônia. Uma das propostas dos Estados Unidos é garantir ao Brasil acesso a parte do fundo global de florestas – prometido na COP26, em Glasgow, na Escócia. Firmado por mais de 100 países no ano passado, o acordo prevê quase R$ 100 bilhões de reais para ações de preservação, combate a incêndios e reflorestamento.

Visão da Plataforma – PrevisIA_ àreas de exploração ilegal

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, enviou a Biden uma carta com sete páginas prometendo acabar com o desmatamento ilegal até 2030.

Para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Brasil deve dinheiro para reduzir o desmatamento na Amazônia. “O que deveríamos estar fazendo é pagar aos brasileiros para não cortar suas florestas. Tivemos que derrubar as nossas. Recebemos o benefício disso”, disse, durante um evento pelo Dia da Terra, realizado no dia 22 de abril. As informações são do Jornal da Band e Portal Poder 360.

VEJA TAMBÉM:  FloresCast #29 – Como funciona o mercado de carbono

“Passei um tempo na Amazônia, na Colômbia e no Brasil, e adivinhem? Mais carbono é retirado do ar na Amazônia, esse sumidouro de carbono, do que cada partícula de carbono gerado diariamente em todos os Estados Unidos de todas as fontes”, declarou Joe Biden.

Isso pode inclusive ser um complemento aos assuntos conversados entre os chefes de estado que ocorreu no mesmo período no ano passado, onde inclusive alguns deputados, exigiram maior transparência entre os acordos a respeito das ações a

 serem executadas na Amazônia.

O Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia apresentou manifesto, em abril de 2021, para exigir transparência nas negociações entre Brasil e Estados Unidos em torno de um acordo sobre a Amazônia e o meio ambiente, que seria anunciado em encontro global promovido pelo presidente norte-americano Joe Biden ainda naquele mês.

o coordenador do fórum, deputado Airton Faleiro (PT-PA), sintetizou o manifesto assinado por coordenadores de várias frentes parlamentares e 60 entidades socioambientais!

Segundo Faleiro, o acordo entre os governos Biden e Bolsonaro está sendo conduzido “na surdina”.

“Somos favoráveis, sim, à cooperação internacional, mas discordamos de acordos a portas fechadas com o governo brasileiro sem a participação do fórum de governadores, do Congresso Nacional e dos povos da Amazônia”, disse.

O encontro “Emergência amazônica” também contou com artistas, lideranças religiosas e indígenas, como o Cacique Raoni. Em apelo direto a Joe Biden, o líder Kayapó fez duras críticas a Bolsonaro e afirmou que os indígenas exigem a floresta em pé e não aceitam madeireiros nem garimpeiros em suas terras. O deputado norte-americano Mark Pocan, do Partido Democrata, chegou a afirmar que “Bolsonaro é um perigo para as florestas e não é confiável para receber suporte financeiro internacional”.

Os palestrantes ainda acusam o governo brasileiro de manter “pauta ambiental guiada pelo agronegócio” e de “pedalada climática” ao reduzir as metas da NDC, a Contribuição Nacionalmente Determinada, que trata das emissões de gases do efeito estufa. Essa suposta “pedalada” já é alvo de uma ação popular, em São Paulo. Também houve críticas à forte redução no orçamento do Ministério do Meio Ambiente e aumento nos custeios das Forças Armadas. O líder da Minoria, deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), defendeu o manifesto do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia.

“O Brasil hoje é uma preocupação mundial e está na contramão de todos aqueles que pensam no planeta, pela forma de políticas equivocadas e de negação de uma realidade. Então, é muito importante essa carta e que o mundo entenda o que acontece aqui dentro: que existem luta e resistência”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias, O Liberal


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Reure Macena

Engenheiro Florestal, formado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Manejo Florestal e Auditor Líder - Sistema de Gestão Integrada (SGI). Um parceiro do Florestal Brasil desde o início, compartilhando conhecimento, aprendendo e buscando sempre a divulgação de informações que somem para o desenvolvimento Sustentável do setor florestal no Brasil e no mundo.

View all posts by Reure Macena →

One thought on “Brasil, preservem as suas florestas pois já destruimos as nossas!

Comenta ai o que você achou disso...