A Mimosa é uma plantinha sensitiva, conhecida popularmente como ‘Dormideira’, ‘Morre João’ ou ‘Maria fecha a porta’, encontrada em locais úmidos da mata atlântica ou da floresta amazônica. Possui flores pequenas, cor de rosa, um caule com espinhos e folhas divididas em vários folíolos.
Algumas plantas respondem a determinados estímulos a sua volta, podendo se direcionar de acordo com a luz, gravidade, mudanças de temperatura e interferências químicas, por exemplo. Entre elas estão as plantas sensitivas, um grupo de plantas que se fecham ao serem tocadas.
A reação é uma forma que elas possuem para se proteger naturalmente. O movimento que elas fazem para se fechar é chamado de Sismonastia e varia de velocidade para determinados tipos de plantas, sendo bem ágeis em algumas.
LEIA MAIS: Árvore: raiz, caule e copa
Uma reportagem no portal do Colégio de Agricultura e Ciências da Vida, da Universidade de Cornell, revelou que as plantas sensitivas geralmente possuem folhas que são subdivididas em folíolos. Na base de cada um, existem células especializadas capazes de perder água com grande rapidez. A reação acontece quando a planta recebe um estímulo externo, como um toque.
Uma das plantas sensitivas mais conhecidas e mais ágeis é a Mimosa pudica, conhecida também como ‘Dormideira’, ‘Morre João’ ou ‘Maria fecha a porta’. Ela é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas.
LEIA MAIS: Governo federal publica decreto que proíbe queimadas por 120 dias
Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae
Fonte: TopBiologia
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.