A lama vital da amazônia

Embora a Amazônia seja conhecida por outro tipo de floresta, é lá que está a maior faixa de manguezal do mundo. Mais de 50 comunidades estuarino-costeiras dependem dos recursos da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, em Bragança – cerca de 200 quilômetros a leste da capital paraense –, por meio da pesca, da coleta de caranguejos (caso do morador na foto), da queima de madeira para fazer carvão, entre outros usos.

Veja: Planícies associadas às florestas de mangue retiram carbono da atmosfera

Como parte do projeto “Mangues da Amazônia”, a engenheira ambiental peruana Indira Eyzaguirre realiza entrevistas a fim de fazer um diagnóstico do estado do manguezal a partir da representação da população local, visando uma proposta de modelo para conservação.

manguezal
Imagem enviada por Indira Eyzaguirre, estudante de doutorado no Laboratório de Ecologia de Manguezal da Universidade Federal do Pará (Lama-UFPA)

Este texto foi originalmente publicado por Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...