A importância das árvores

A importância das árvores são muitas, mas você sabe sobre todos os benefícios que elas nos proporciona e qual é o papel delas.

árvores
Árvores. Foto: Canva/Reprodução.
Sempre que escutamos aquela frase “sombra e água fresca“, nos remete a paz e tranquilidade. Esses dois itens tem tudo a ver com as árvores.

Primeiramente, biologicamente falando, as árvores são grandes plantas que possuem caules e galhos com tecido externo (epiderme) mais duro e devido a esse tecido lenhoso, além de garantir proteção, sustenta todo sistema vascular. Esse sistema é responsável pela translocação de água e nutrientes.

Veja mais: Dendrologia: estudando o passado através das árvores

Ar puro

A translocação de água e minerais integram o processo de formação de energia vital para as árvores. Quando elas realizam fotossíntese, absorvem dióxido de carbono (CO2) e liberam gás oxigênio (O2). Dessa forma, florestas possuem um papel muito importante em tornar a troposfera respirável, gerando ar puro e agradável.

Sombra das árvores

Quando comparadas com as demais plantas as árvores apresentam um tamanho significativamente maior. Graças a isso, elas projetam grandes sombras que formam um micro clima agradável, auxiliando na germinação de sementes e permitindo o desenvolvimento de plantas que dependem de sombra e umidade para sobreviver.

Grupo de pessoas em um momento de aprendizado e lazer.

Já no perímetro urbano vivemos momentos de lazer e comodidade na sombra das árvores.

Não podemos deixar de mencionar aquela agradável sombra para encostar o carro que sempre é motivo de disputa nas cidades.

Aumento da umidade relativa do ar

As árvores realizam evapotranspiração. Esse processo consiste em liberar água por meio da transpiração. De acordo com a tese de mestrado da arquiteta Loyde Abreu realizado na Unicamp, a Eugenia jambolana, conhecida como Jambolão, pode transpirar diariamente até 101 litros de água por dia. Essa água que é liberada em formato de gotículas, promovem aumento da umidade relativa do ar, tornando o ambiente próximo ao Jambolão mais confortável termicamente.

Frutos

As frutas são fundamentais para uma alimentação saudável e devem estar presentes na nossa dieta pois, fornecem antioxidantes, minerais, vitaminas, dentre outros benefícios. Podemos citar as seguintes árvores frutíferas: Limoeiro, Jabuticabeira, Laranjeira, Abacateiro, Ameixeira, Caramboleira, Goiabeira, Mangueira…

Conforto visual

Atualmente, o trabalho quase sempre vem em primeiro lugar porém, momentos de lazer são indispensáveis. Neste contexto, parques, praças e jardins são uma ótima escolha para sair da rotina. A paisagem natural e a beleza que as árvores proporcionam aguçam a imaginação e promovem um excelente relaxamento. Podemos mencionar a exuberância da floração das cerejeiras ou dos ipês. É perfeito, vocês concordam?

Na imagem, podemos observar uma árvore de ipê rosa. Créditos da foto: Christoph Diewald

Proteção natural das árvores

As árvores compõem elementos de grande importância dentro da natureza. Anteriormente, falamos sobre a capacidade das mesmas em projetar sombra; criando um ambiente mais propício para germinação de sementes e possibilitando o desenvolvimento de plantas que dependem dessa condição para sobreviver. Além disso, são abrigo para diferentes tipos de animais, insetos e plantas e, atuam como barreiras naturais contra vento e doenças.

Fertilidade do solo

As árvores devido as alterações climáticas que ocorrem durante a troca de estações (outono, inverno, primavera e verão) e demais fatores depositam folhas e galhos no solo. Este acúmulo de folhas e galhos é denominado de serrapilheira. No solo por meio da ação do ambiente (chuva, sol, vento, bactérias…), observa-se a decomposição desse material, propiciando assim a formação de um banco de nutrientes riquíssimo. Neste contexto, atualmente, torna-se notório a aplicação de sistema silvipastoril (integração intencional da produção de árvores, pastagem e gado) em fazendas a fim de promover sombreamento ao gado e fertilidade do solo, gerando aumento significativo de lucro e qualidade

Poder comercial das árvores

Portanto, conclui-se que as árvores geram lucros por meio da comercialização de frutas, produção madeireira (móveis, construção civil, naval, utensílios…), produção de celulose tipo fibra curta, longa e solúvel, carvão, remédios e muitos outros.

Sistema produtivo consorciado. Cultivo de árvores com produção bovina.

Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Arthur Brasil

Engenheiro Florestal formado pela FAEF. Especialista em Adequação Ambiental de Propriedades Rurais. Contribuo para o Florestal Brasil desde o inicio junto ao Lucas Monteiro e Reure Macena. Produzo conteúdo em diferentes níveis.

View all posts by Arthur Brasil →

Comenta ai o que você achou disso...