21 de março – Dia Internacional das Florestas

Florestas do Mundo - ABAG-RP

As florestas são vitais para sustentar a vida na Terra. Elas são responsáveis ​​pela manutenção da maior parte dos recursos hídricos da Terra e abrigam a maior parte da biodiversidade, incluindo flora e fauna; elas, especialmente as matas ciliares (mais próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos da erosão e nos fornecem mais Boa qualidade de vida etc

Assim, em 1971, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) propôs o estabelecimento do “Dia Mundial da Floresta”, considerando a necessidade de conscientizar a humanidade sobre a importância das florestas para a sustentação da vida na Terra e a necessidade de protegê-las.

A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data. Assim, no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.

Procurar sombras de árvores em outros mundos pode ajudar na busca por vida?

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”, que seria celebrado nos dias 21 de março de cada ano. A criação desta nova celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

O dia especial promove globalmente a consciência sobre a importância das florestas e dos serviços ecossistêmicos por ela prestados, bem como estimula medidas de manejo florestal sustentável e de proteção florestal. A Amazônia, como a maior floresta tropical do mundo, tem papel importante nesse contexto. Em 2008, o Fundo Amazônia foi criado pelo governo brasileiro para enfrentar alguns dos desafios mais prementes da região.

21 de setembro – Dia da Árvore

O Fundo Amazônia é uma iniciativa de REDD + criada para receber doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, bem como para promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia brasileira. E, o BNDES, como gestor do Fundo Amazônia, tem como objetivo transformar a vida de todos os brasileiros, inclusive os que vivem ou dependem da floresta, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Com mais de 100 projetos apoiados pelo Fundo Amazônia em diversos temas, a recuperação de áreas desmatadas é uma das sete áreas temáticas definidas no decreto que autorizou a criação do fundo. Até 2020, o Fundo Amazônia contribuiu para a recuperação de mais de 15.000 hectares da cobertura vegetal para conservação, uso sustentável ou regularização ambiental.

Fonte: Fundo Amazonia / Brasil Escola


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Lucas Monteiro

Engenheiro Florestal com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Perícia e Auditoria ambiental . Formação de Auditor nos sistemas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 e FSC® (FM/COC). Experiência em Due Diligence Florestal, mitigação de riscos ambientais e Cadeia de suprimentos da Madeira para mercados internacionais (EUDR e Lacey Act).

View all posts by Lucas Monteiro →

Comenta ai o que você achou disso...