Em 12 de julho é comemorado pelos católicos o dia de São João Gualberto e não é coincidência que na mesma data seja comemorado o Dia do Engenheiro Florestal.
A data de comemoração do Dia do Engenheiro Florestal – o tradicional 12 de julho – é uma homenagem a São João Gualberto, que virou santo protetor da categoria por ser um dos precursores da ciência florestal no mundo.
São João Gualberto é indicado por historiadores como sendo um dos percussores dos estudos em ciências florestais no mundo. Foi ele que iniciou o cultivo racional dos bosques de Vallombrosa na Itália, e, ainda hoje, nos montes que rodeiam o Mosteiro de Vallombrosa, onde ele começou os primeiros trabalhos de silvicultura, contemplam-se copadas árvores que fazem a admiração dos estrangeiros e tornam Vallombrosa um lugar de veraneio e ecoturismo apreciado pelos europeus.
O Papa Pio XIII proclamou o santo católico como patrono dos guardas florestais, dos trabalhadores em parques e dos engenheiros florestais. São João Gualberto faleceu em 12 de julho do ano de 1073, em memória a ele, fixou-se em 12 de julho o Dia do Engenheiro Florestal.
Foi este santo que deixou aquela que pode se considerar como primeira ciência, mesmo que empírica, sobre o aproveitamento racional da floresta, sua proteção e preservação. Seu lema era: “Conservar e saber usar”.
Descubra mais sobre Florestal Brasil
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.