Por que se comemora o dia do Engenheiro Florestal em 12 de julho?

Dia 12 de julho comemoramos o dia do Engenheiro Florestal!!

Parabéns a todos os estudantes, professores e profissionais que honram essa profissão.
Mas você sabe por que se comemora o dia do Engenheiro Florestal em 12 de julho? Veja a história abaixo.


Com a evolução da Engenharia Florestal pelo mundo, houve a necessidade de reconhecer a importância desta profissão. Uma vez que nós Engenheiros Florestais somos os profissionais ligados diretamente com a manutenção da vida no planeta. E com intuito de homenagear todos estes profissionais que dedicam ao desenvolvimento e reconhecimento da Engenharia Florestal no mundo é que, o Papa Pio XIII proclamou São João Gualberto como Protetor dos Engenheiros Florestais, sendo assim, ficou determinado que a comemoração desta data fosse no dia 12 de julho. E o porquê desta data?




João Gualberto foi um italiano, que presenciou uma grande tragédia familiar. Seu único irmão fora assassinado. E naquela época as famílias poderosas e ricas deveriam vingar-se dos assassinos de seus entes. Todos os dias João saia à procura do assassino, e foi numa sexta-feira santa, que encontrou o inimigo. O qual arrependido do seu ato implorava por seu perdão. E tomado de compaixão João Gualberto o perdoa. E para agradecer a Deus por ter perdoado aquele assassino, João entra na Basílica da São Miniato e quando de joelhos ele nota que o crucifixo o qual agradecia, destaca-se da parede da basílica inclinando para-si e naquele instante, ele ouve em seu intimo um chamado “Vem e segue-me”, assim ele segue a vida religiosa como monge na Abadia de São Miniato.





E foi em 1035 que João Gualberto e um confrade saíram da ordem, devido à morte do abade e da compra da nomeação de um novo substituto. Saíram em marcha percorrendo diversas regiões, já exaustos de tanto caminharem encontrava-se numa região montanhosa, com a mudança do tempo, indicando vinda de uma tempestade pela frente resolveram abrigar-se debaixo de uma árvore, a qual os abrigou e protegeu durante toda noite de tempestade. E ao amanhecer o dia eles encontravam-se secos e aquecidos, foi assim que ele percebeu que o Senhor os queria naquele local. Foi ai que se instalaram e fundaram uma nova ordem nos vales de Vallombrosa na Itália. Com disciplina e austeridade São João Gualberto, fundou no vale de Vallombrosa um centro de estudos e aprendizagem, onde pessoas de todos os lugares traziam seus filhos para estudarem lá. São João Gualberto não só se dedicou a vida religiosa, dedicando-se com os seus monges à agricultura e à silvicultura.

Historiadores mostram que foi São João Gualberto que iniciou o cultivo racional dos bosques de Vallombrosa e apontam os Valombrosanos como precursores da lei agrária; pois eles iniciaram a divisão da propriedade, criaram a burguesia rural, e deram poderoso impulso ao melhoramento das condições sociais do povo. E, ainda hoje, nos montes que rodeiam o Mosteiro de Vallombrosa, onde São João Gualberto começou os primeiros trabalhos de silvicultura, contemplam-se copadas árvores que fazem à admiração dos estrangeiros e tornam Vallombrosa um dos mais deliciosos lugares europeus de veraneio.
E foi este Santo que deixou aquela que pode se considerar como primeira ciência, mesmo que empírica, sobre o aproveitamento racional da floresta, sua proteção e preservação. Sendo seu lema o de “Conservar e saber usar”.

São João Gualberto faleceu em Tavarnelle Val di Pesa, na Itália 12 de julho de 1073. Sendo essa data atribuída a seu dia e ao dia do Engenheiro Florestal.

Fonte: 1 / 2


Descubra mais sobre Florestal Brasil

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Lucas Monteiro

Engenheiro Florestal com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Perícia e Auditoria ambiental . Formação de Auditor nos sistemas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 e FSC® (FM/COC). Experiência em Due Diligence Florestal, mitigação de riscos ambientais e Cadeia de suprimentos da Madeira para mercados internacionais (EUDR e Lacey Act).

View all posts by Lucas Monteiro →

Comenta ai o que você achou disso...